quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A Mensagem - Fernando Pessoa

Olá!

A Mensagem é um mega poema ao longo do qual o nosso querido Pessoa sonha com a construção de um novo império. Por já não haverem mais "Índias" para conquistar, e dada a sede de expansão cultural e de reconhecimento, que invadia a alma pessoana, o poeta sonha com o mítico e messiânico Quinto Império.

Fruto do Modernismo, esta
é a única obra completa, publicada em vida, de Fernando Pessoa. Contém 44 poemas, escritos entre 21 de Julho de 1913 e 16 de Março de 1934. A sua publicação surge a 1 de Dezembro de 1934, dia das comemorações da Restauração de 1640.

Pessoa diz-nos que...

«O meu livro "Mensagem" chamava-se primitivamente "Portugal". Alterei o título porque o meu velho amigo Da Cunha Dias me fez notar - a observação era por igual patriótica e publicitária - que o nome da nossa Pátria estava hoje prostituído a sapatos, como a hotéis, a sua maior Dinastia. "Quer V. pôr o título do seu livro em analogia com "portugalize os seus pés"? Concordei e cedi, como concordo e cedo sempre que me falam com argumentos. Tenho prazer em ser vencido quando quem me vence é a Razão, seja quem for o seu procurador.

Pus-lhe instintivamente esse título abstracto. Substituí-o por um título concreto por uma razão…

E o curioso é que o título Mensagem está mais certo - à parte a razão que me levou a pô-lo - de que o título primitivo.»

Pois é, a mudança de título da obra é-nos explicada pelo próprio autor. Efectivamente, a palavra portuguesa Mensagem surge da fórmula de Anquises, quando este explica a Eneias, descido aos infernos, o sistema do Universo: "Mens ag (itat mol) em': "o espírito move a massa". Esta foi uma maneira do poeta afirmar o seu idealismo absoluto, o seu desejo do infinito, a sua "febre do além".

Já agora vale a pena clicar aqui.

E para vos motivar para a obra, deixo este vídeo. Espero que gostem.




Um abraço.

Sem comentários: