quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

É outra vez Natal...


Olá!


O cheiro já paira no ar. Nas ruas já se vê o frenesim, uma correria desenfreada para as lojas. Papéis cintilantes, luzes coloridas, bolas, azevinho, laços de encantar. Nas montras a doce sedução de um presente que se quer dar. Pois é...mais um Natal a chegar. Mais um ano que passou. Emoções, vivências, experiências, um sem número de momentos que já lá vão.


O ano passa a correr, quase sem darmos por ele e, quando esta época festiva se aproxima, importa que nos olhemos por dentro, que tenhamos a capacidade de perceber o que fizemos, quem fossos, como actuámos, ao longo dos últimos meses! A vida é demasiadamente fugaz para ser desperdiçada com coisas de menor importância. Nesta época é frequente deixarmo-nos levar pelo consumismo enfurecido, que apenas quer deslumbrar. Procuramos os mais belos e requintados presentes, enfeitados pelos mais deslumbrantes embrulhos.... Mas, tendemos a passar ao lado de situações bem mais importantes, bem mais prementes. Nesta época de crise financeira mundial, são cada vez mais aqueles que necessitam de um ombro amigo, que necessitam do calor de um abraço, de um prato de sopa quente e reconfortante, capaz de os fazer esquecer das mágoas e dos problemas diários que enfrentam.


Nas ruas vemos a mendicidade aumentar. Muitas vezes, a dita mendicidade encobre-se com o manto da vergonha, com o manto do receio da crítica, da discriminação. Quantas e quantas famílias, outrora felizes, sem quaisquer problemas monetários, se vêem agora despedaçadas, amaldiçoadas pela fome, que insiste em perdurar. O desemprego aumenta, os lares empobrecem a cada minuto... Por isso, é hora de parar! É hora de olhar para o lado e ver quem necessita da nossa ajuda! Importa termos a capacidade de reflectir e tentar mudar o que está errado, deixando de ver o mundo sob o prisma dos nossos desejos e ambições. Importa que tenhamos a humildade de olhar o outro, sendo solidários com quem mais precisa. Hoje tu, amanhã eu... Importa ajudar. É tempo de partilha, de amar o próximo, sem segundas intenções, sem desejar nada em troca. Amar pelo prazer de amar.


Boas Festas!


Um abraço.

Sem comentários: